Declaração de Investimentos

Declaração de Investimentos

Home » Imposto de Renda » Declaração de Investimentos

12.03.2018 | Por:

Declaração de Investimentos

Bitcoins / Criptomoedas:

É necessário declarar Bitcoins ou outras Criptomoedas?

Sim é, uma vez que todo bem e direito tem que ser declarado, mesmo no caso das criptomoedas, uma vez que não existe uma regulamentação oficial delas no mercado brasileiro.

– E se eu tomei prejuízo na venda de meus Bitcoins?

É necessário declarar, porque houve movimentação. No entanto, cabe ao contribuinte analisar seu patrimônio no ano passado, identificando as variações e seus impactos.

No programa não existe campos específicos para demonstrar prejuízos, então o aconselhável é sempre zerar o bem, demonstrando que nenhum imposto vai ser pago.

Usei meus Bitcoins para comprar outras coisas, tenho que declarar?

Também deve ser declarado, desde que haja movimentação e ganhos em cima deles, pagando imposto da mesma forma.

Ações do mercado financeiro:

Investir diretamente em ações tem algumas vantagens, mas exige organização e dedicação. Aos investidores que não declaram corretamente as operações com ações, lembre-se que o “dedo-duro” informa a Receita Federal de todas as vendas.

A tributação das ações tem diversas peculiaridades um aspecto que merece atenção é a apuração de lucros. Quando um investidor faz uma compra, deve ser calculado o preço médio (incluindo os custos!) de aquisição daquela ação.

Se o investidor já tinha investimento naquela ação, deve ser calculado o novo preço médio ponderado por ação. Nas vendas, compara-se o preço médio de compra com o preço médio da venda para determinar o lucro/prejuízo realizado. O Imposto de Renda só é devido quando as ações são vendidas com lucro.

 

Ações no Tesouro Direto e CDB:

Devem ser declarados os rendimentos dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto e são tributados de acordo com as regras de tributação de renda fixa, com alíquota de IR regressiva de 22,5% a 15%, conforme o prazo de aplicação.

O IR incide apenas quando nos pagamentos de cupom, vendas ou vencimentos de títulos, e é recolhido automaticamente pela corretora. Assim, o investidor já recebe o valor líquido e não precisa de nenhuma ação em relação à tributação.

Voltar

12.03.2018 |

Patrimônio maior que R$ 300 mil

Os contribuintes que possuam bens de soma maior que R$ 300 mil, mesmo que as posses estejam fora do Brasil está obrigada a declaração do imposto de renda.

Saiba mais

12.03.2018 |

Declaração de Gastos com Saúde

Essa é uma questão que deve ser tratada com bastante cautela, afinal o maior índice de contribuintes que “cai” na malha fina é devido aos gastos com saúde, pois, não há limites para a dedução de gastos com saúde no IR, mas, para que essas despesas possam reduzir o saldo a pagar ou gerar o imposto a restituir, os gastos devem ser comprovados.

Saiba mais

12.03.2018 |

Declaração de Gastos e Rendimentos

Reúna todos os documentos que detalham esses pagamentos lembrando que deve- se certificar de que eles contêm o nome e o CNPJ da instituição de ensino.

Saiba mais