Perdas Causados por não Trabalhar com uma Empresa de Assessoria Contábil

Perdas Causados por não Trabalhar com uma Empresa de Assessoria Contábil

Home » Contabilidade » Perdas Causados por não Trabalhar com uma Empresa de Assessoria Contábil
assessoria-contabil

24.05.2018 | Por:

Perdas Causados por não Trabalhar com uma Empresa de Assessoria Contábil

O empreendedorismo é uma área que cresce no país com o desenvolvimento de empreendimentos que, de pequenos negócios, passam a empregar mais pessoas e a movimentar mais recursos. Com a expansão da área financeira, os conhecimentos sobre a gestão desses valores são necessários, mas nem sempre a empresa possui alguém qualificado e de confiança para ocupar a função. Dessa forma, o planejamento financeiro da empresa pode ser afetado, mesmo que sua presença no mercado esteja crescendo.

Trabalhar com profissionais qualificados é essencial para garantir um bom desempenho econômico na empresa. A novidade é que, graças às empresas de assessoria contábil, tornou-se mais fácil ter acesso a projetos que analisam a rotina financeira da empresa e que oferecem sugestões para melhorias.

Da mesma forma que a assessoria contábil ajuda na gestão da empresa, sua falta pode causar várias perdas para um negócio, devido à falta das orientações que o serviço oferece. Confira algumas das desvantagens que uma empresa pode enfrentar caso não tenha uma assessoria contábil.

Pagamento de mais impostos

Um dos principais trabalhos da assessoria contábil é a realização de análise de diversos pontos financeiros da empresa, como as receitas e despesas dentro de um período de tempo, o fluxo de caixa, entre outros. Esse serviço tem como função encontrar a melhor opção tributária para uma empresa, de modo a diminuir os impostos pagos pelo estabelecimento.

Sem as recomendações da assessoria contábil, um negócio pode manter uma opção tributária sobre a qual acredita ser mais vantajosa, porém, se comparada com as demais informações financeiras da empresa, pode acarretar em um maior valor de impostos pagos.

Outra desvantagem é que, em diversos casos, as empresas podem recolher créditos junto ao governo, porém sem o trabalho da assessoria contábil, muitos gestores não sabem como recuperá-los.

Gastos elevados

Uma das vantagens da assessoria contábil é que, por se tratar de um serviço autônomo, dispensa o pagamento de encargos trabalhistas. Caso uma empresa opte por contratar um profissional especializado, ela obterá o mesmo serviço por valores muito elevados. Além disso, apenas um profissional pode não obter todos os conhecimentos técnicos necessários que uma equipe de assessoria contábil dispõe, considerando que esta possui diversos consultores.

Processos mais lentos

Para desenvolver determinadas ações, como o planejamento e análise financeira de uma empresa, é necessário muito estudo técnico, de acordo com as legislações vigentes no país. Ao dispensar o serviço da assessoria contábil, que possui experiência e uma equipe especializada, uma empresa pode perder muito tempo para encontrar respostas para as suas dúvidas – e, possivelmente, nem sempre essas respostas estarão corretas. Ou seja, a empresa demora mais para concluir processos e não tem certeza sobre a qualidade dos mesmos.

Com todas essas perdas, fica mais fácil contratar uma empresa de assessoria contábil, certo? Além de garantir mais técnica nos resultados apresentados, o serviço também costuma ser mais rápido e contar com dados mais precisos. O gestor ainda sai ganhando na parte financeira, pois além de aprender a administrar melhor essa área da empresa, também gasta menos para receber essas recomendações.

Voltar
escritorio-de-ontabilidade

02.06.2018 |

7 dicas antes de contratar um bom escritório de contabilidade

Cada vez mais empresas, independentemente do seu porte, buscam contratar bons escritórios de contabilidade que ajudem nas tarefas fiscais, tributárias e administrativas do negócio.

Saiba mais

30.05.2018 |

Contabilidade Tradicional vs Contabilidade Online

Com a contabilidade conseguimos: avaliar endividamento das empresas, valor do patrimônio, fluxo de caixa, capacidade de pagamento de curto e longo prazo, prazos médios de vendas, de compra, de estoque.

Saiba mais