Contabilidade Tradicional vs Contabilidade Online

Contabilidade Tradicional vs Contabilidade Online

Home » Contabilidade » Contabilidade Tradicional vs Contabilidade Online

30.05.2018 | Por:

Contabilidade Tradicional vs Contabilidade Online

Uma fonte de informações e muitos indicadores em relação aos fundamentos da empresa é a contabilidade. Com a contabilidade conseguimos: avaliar endividamento das empresas, valor do patrimônio, fluxo de caixa, capacidade de pagamento de curto e longo prazo, prazos médios de vendas, de compra, de estoque. Porém, existe um grande dilema no mercado corporativo: contabilidade externa VS contabilidade interna.

A vitalidade financeira de um empreendimento, seja este de pequeno, médio ou grande porte, sustenta-se fundamentalmente em fator essencial que é a atividade contábil. Este serviço que planeja e analisa os valores primordiais para o sucesso de negócio, tem como finalidade executar os sistemas operacionais de uma empresa para gerenciar aquilo que mantém o capital bancário.

A atividade contábil permite que o empresário possa ter um panorama, por exemplo, do valor patrimonial do seu negócio, assim como ter um controle da movimentação do caixa, além de poder mensurar os pagamentos a longo e curto prazo, entre outros tantos serviços.

Sabemos que a contabilidade é um dos elementos fundamentais para manter a estrutura eficaz de uma empresa, mas o dilema que tem pairado sobre muitos empreendedores do mercado corporativo é: qual sistema de contabilidade é melhor para a minha empresa? Devo adotar um sistema de contabilidade presencial ou online?

Neste artigo, iremos esclarecer as principais diferenças e vantagens de cada atividade contábil para que você, empreendedor, possa escolher o melhor modelo para o seu negócio. Boa leitura!

Os modelos de negócios contábeis

Assim como em outras áreas, as Ciência Contábeis também criaram sistemas inovadores de negócios, atendo a necessidade de todos os empreendedores, sendo eles mais tradicionais ou mais modernos.

Contabilidade Presencial

Este é sistema tradicional deste tipo negócio e consiste basicamente na contratação de um contador com endereço presencial. A imagem do contador foi, ao longos dos tempos, se modificando. Ou seja, o contador deixou de ser apenas aquele profissional que gerencia a parte burocrática do negócio, ele passou a ser também um assessor do empreendimento, auxiliando nas tomadas de decisões.

Além de realizar um trabalho de consultor fiscal e contábil, o contador se tornou também um conselheiro empresarial. Por esta razão, muitos empresários preferem manter este laço presencial com os contadores.

Contabilidade Online

Não pode-se negar que a contabilidade online tem movimentado o mercado contábil. Muitos profissionais que atuam com empresas de contabilidade tem visto na contabilidade online uma oportunidade de negócios, porém outros, ainda vêem com certo receio este segmento da atividade.

Há ainda uma visão distorcida da contabilidade online. Mas de fato, como este sistema funciona? Como o nome já expressa, todas as movimentações contábeis da sua empresa serão feitas por meio digitais, ou seja, o empresário pode gerenciar o seu negócio de onde estiver. Os pagamentos e emissão de guia de impostos e notas fiscais, podem ser realizados pelo computador, tablet ou celular, tudo com apenas um clique de distância.

Principais vantagens e desvantagens

Ter um serviço de contador presencial não é a mesma coisa que manter uma contabilidade online, pois cada modelo contábil possui suas vantagens e também suas desvantagens.

Mantendo os laços

Quando um empresário opta por escolher um sistema de contabilidade presencial, ele terá a sua disposição um certo dinamismo de informações, ou seja, qualquer necessidade ou dúvida contábil que o empresário tenha, pode ser rapidamente solucionada com a presença do contator.

Como exemplo, o empresário fez a emissão de uma nota fiscal e precisava incorporar este documento em seus dados fiscais. Com a presença de um contator este serviço seria realizado imediatamente. Por sua vez, no sistema de contabilidade online, seria necessário realizar a transmissão dessas informações, tendo as chances de ocorrer algum tipo de erro no provimento destes dados.

Outra vantagem de ter um sistema de contabilidade presencial é o fator segurança. O empresário se torna menos dependente dos sistemas de softwares, que podem apresentar panes e não serem 100% seguros e eficazes.

Buscando as inovações

Se o empresário está em busca de um sistema que o permita economizar dinheiro e tempo, o contator online se mostra uma ótima opção. Em relação ao fator tempo, este modelo se torna uma vantagem, pois permite que o empresário resolva as demandas contábeis de forma muito mais rápida e prática, enquanto que o sistema presencial, iria necessitar de mais tempo, devido aos deslocamentos até o escritório de contabilidade e também os tempos de reunião.

Do ponto de vista econômico, este tipo de modelo de negócio também demonstra-se mais vantajoso, pois os gastos com as despesas tendem a serem reduzidos devido às soluções online.

Porém, apesar de todas as facilidades apresentadas, dependendo do tipo de contabilidade que o empresário necessita para o seu negócio, este sistema online pode apresentar dificuldades, devido principalmente a ausência desta relação presencial.

A prestação de um bom serviço

Independente do modelo do negócio, seja ele presencial ou online, o que o empresário deve analisar em primeiro lugar é que se o contato solicitado irá realizar a sua obrigação de ajudá-lo a atingir os objetivos da empresa.

Os modelos de negócios contábeis tem investidos em diversas tecnologias, buscando evoluir sua forma de trabalho, para melhorar e facilitar não apenas o próprio trabalho, mas também o atendimento aos clientes.

Este mercado mais competitivo, não cria um cenário de exclusão de uma forma de negócio em detrimento de outro, mais sim permite que tantos os contadores tenham mais opções de negócios para exercer a profissão, quanto permite que os empreendedores optem por modelos contábeis que mais se adaptem aos seus perfis.

Voltar
escritorio-de-ontabilidade

02.06.2018 |

7 dicas antes de contratar um bom escritório de contabilidade

Cada vez mais empresas, independentemente do seu porte, buscam contratar bons escritórios de contabilidade que ajudem nas tarefas fiscais, tributárias e administrativas do negócio.

Saiba mais

26.05.2018 |

O que deve saber antes trocar de escritório de contabilidade

Ter a ajuda de um escritório de contabilidade é essencial para manter a regularidade fiscal e também para coordenar rentabilidade, fluxo de caixa e os orçamentos e receitas do seu negócio.

Saiba mais