Como abrir sua empresa depois dos 50

Como abrir sua empresa depois dos 50

Home » Empresas » Como abrir sua empresa depois dos 50

23.05.2018 | Por:

Como abrir sua empresa depois dos 50

 

A notícia de uma demissão tardia e a aproximação da aposentadoria representa para milhões de profissionais brasileiros um novo ciclo na carreira: “a abertura de um novo negócio”. As estatísticas indicam que 15% dos novos negócios do país são abertos por pessoas com mais de 55 anos.

No Brasil a expectativa de vida é de 75,8 anos, a população envelheceu e abriga entre adultos e idosos mais de 45 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Isso tem gerado impactos profundos na economia e no ecossistema empreendedor. Nesse cenário abrir uma empresa é um dos principais caminhos para quem deseja, ou precisa, se manter nos quadros da população economicamente ativa. Dados apontam que 9 milhões de empreendedores brasileiros tem mais de 50 anos.

3 dicas importantes para uma atitude empreendedora aos 50:

 

  • Aplique sua inteligência

 

A experiência de vida e os conhecimentos sobre um determinado setor são as principais vantagens de empresários com mais de 50 anos. Independentemente do tipo de negócio, é importante escolher uma área ou uma função ligada aos conhecimentos acumulados ao longo dos anos.

 

  • Faça uma análise de Risco

 

O eventual fracasso de um negócio pode custar mais caro para empreendedores mais velhos; profissionais que passaram anos trabalhando em grandes empresas e órgãos públicos podem ficar assustados com a diversidade de funções que envolve a abertura de um negócio.

 

  • Seja organizado

 

Manter-se aberto às ideias de colaboradores e sócios mais jovens é essencial para potencializar os conhecimentos e a experiência aportados no negócio. Organizar a papelada e o fluxo de caixa é muito importante. Caso o fundador não tenha esse perfil é importante contratar um profissional que desemprenhe essa função.

Nem sempre é preciso investir grandes quantias de dinheiro para abrir ou expandir um negócio, clientes e fornecedores de empregos anteriores podem ser resgatados para formar bases de contato iniciais.

 

Seis empreendedores que revolucionaram empresas e mercados depois dos 50 anos.

 

Henri Nestlé (Nestlé) inventou a a farinha láctea aos 52 anos.

 

John Pemberton (Coca-cola) inventou o refrigerante aos 55 anos.

Ray Kroc (McDonald’s) iniciou a rede de fast-food aos 52 anos.

Joseph A. Campbell (Sopas Campbell) abriu sua primeira fábrica aos 52 anos

Charles Flint (IBM) Criou o grupo de tecnologia aos 61 anos.

Harland Sanders (KFC) Vendeu a primeira franquia aos 62 anos.

 

 

Voltar